
Figura 1: Termômetro clínico de mercúrio (analógico) e termômetro clinico digital
O termômetro de mercúrio tem um reservatório (bulbo) contendo mercúrio (líquido cinza) ligado a um tubo de vidro muito fino. Quando o bulbo é aquecido o mercúrio expande no tubo de vidro. No tubo existe uma escala numérica onde é lida a temperatura. O termômetro clinico mede temperaturas entre 35ºC e 43ºC (graus Celsius). Quando o termômetro é retirado da pessoa o mercúrio esfria e se contrai novamente. Porém, nesse termômetro existe um estrangulamento no tubo que impede que a coluna de mercúrio volte à posição inicial no bulbo. Assim, podemos ler a
temperatura do corpo mesmo algum tempo depois de retirar o termômetro.
Para usar o termômetro novamente é necessário balançá-lo fortemente para que o mercúrio desça para o bulbo.
O termômetro digital possui uma parte metálica que faz a função do bulbo do termômetro de mercúrio e a temperatura é lida diretamente no visor, em graus Celsius.
Na figura 2 são mostrados outros tipos de termômetros. O da esquerda é de mercúrio com a finalidade de medir a temperatura ambiente e funciona da mesma maneira que foi descrito para o termômetro clínico com duas diferenças: sua escala permite medir uma faixa maior de temperatura (de -10ºC a 50ºC) e o tubo de mercúrio não possui estrangulamento.
Nos países de língua inglesa, a escala usada para medir temperatura é o Fahrenheit (ºF). Em muitos termômetros existem as duas escalas (Celsius e Fahrenheit) lado a lado.
Existe também um tipo de termômetro que utiliza álcool colorido de vermelho em vez de mercúrio.
Figura 2: Tipos de termômetros
A figura 4 mostra, no lado direito, um tipo de termômetro chamado de "termômetro de máximas e mínimas". Esse termômetro é usado para saber a maior e a menor temperatura durante certo tempo como, por exemplo, 24 horas. Na parte inferior da figura está o termômetro de cristal líquido que indica a temperatura fazendo a faixa correspondente ao seu valor ficar mais clara, destacando-a das demais faixas. Nas indústrias, são usados outros tipos de termômetros. O termômetro ótico é usado para medir altas temperaturas de metais fundidos. Nele existe uma escala de cores do cinza até o vermelho, correspondente às diversas cores que o metal adquire quando sua temperatura vai crescendo. Outro tipo de termômetro usado nas indústrias é o termopar. Ele é constituído de dois fios metálicos de materiais diferentes, ligados a um milivoltímetro que relaciona a voltagem criada na unção dos fios com a temperatura. Existem termopares que medem temperaturas desde - 270ºC a 1.200ºC.
Todo o direito reservado a :
Autores:
Arjuna C. Panzera
Dácio G. Moura
Material disponível em < http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/documentos/md/ef/ciencias/2010-08/md-ef-ci-49.pdf>
